Embaixada de Portugal na Turquia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Pedidos de Visto

Em regra, todos os cidadãos turcos, portadores de passaportes comuns e que desejem visitar, estudar trabalhar ou residir em Portugal, necessitam de visto. Por favor, veja em baixo, informações importantes sobre as excepções a esta regra.

Nos casos dos requerentes que não tenham nacionalidade turca, mas possuam autorização de residência legal na Turquia, poderão requerer visto nesta Secção Consular. Recomendamos consulta da informação publicada a seguir para verificação da sua necessidade, ou não, de visto para curtas estadias.

 

Os vistos Schengen destinam-se a permitir curtas estadias (até três meses) em território de todos os Estados-membros, normalmente com fins turísticos (para ver mais informações e documentação necessária, clique aqui).

Os vistos de longa duração são regulamentados pela lei nacional e são utilizados para permitir estadias mais longas ou residência, dependendo da duração da estadia. Estes vistos permitem que o seu titular permaneça em Portugal para o fim pretendido, que pode ser, por exemplo, estudos, estágios, emprego ou tratamento médico (para ver mais informação e documentação necessária, clique aqui).

Por favor, verifique se necessita de um visto até 90 dias, aqui.

 

Lembre-se que,

  • para pedir um qualquer tipo de visto, o seu passaporte deve ter pelo menos duas páginas livres.
  • o seu passaporte deve ter sido emitido durante os últimos dez anos. Um passaporte emitido em período anterior não será aceite.

 

Informação importante para portadores de passaportes especiais e passaportes de serviço

A Embaixada de Portugal em Ancara congratula-se em informar que, desde 30 de março de 2011, os portadores de passaportes turcos especiais (verdes) e de serviço (cinzentos) não necessitam de visto Schengen para entrar em Portugal, ao abrigo do Acordo entre a República de Portugal e a República da Turquia sobre supressão de vistos para portadores de passaportes especiais e de serviço, assinado a 14 de julho de 2010.

Informação importante para cidadãos em trânsito aeroportuário

Os cidadãos turcos que possuam um passaporte turco válido (desde da data planeada de partida de Portugal, o passaporte deve ter pelo menos três meses de validade) não necessitam de visto para trânsito.

Informação importante para nacionais de outros países, com permissão de residência na Turquia

Os cidadãos nacionais de países constantes na lista infra, com permissão de residência válida na Turquia, não necessitam de visto.

Lista de países: Andorra; Antígua e Barbuda; Liechtenstein; Argentina; Malásia; Austrália; Maurícias; Bahamas; México; Barbados; Mónaco; Brasil; Nicarágua; Brunei; Nova Zelândia; Bulgária (UE);  Canadá; Panamá; Chile; Paraguai; Costa Rica; Roménia (UE); Croácia; San Marino; Chipre (UE); Seychelles; El Salvador; St Kits e Nevis; Estónia; Singapura; Guatemala; Coreia do Sul; Santa Sé; Honduras; Estados Unidos da América; Irlanda (UE); Reino Unido (UE); Israel; Uruguai; Venezuela; Japão. 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail