Embaixada de Portugal na Turquia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Projecto "Lisbon2Baku"

O Projecto

ciclista3

Ligar Lisboa, a capital de Portugal, a Baku, a capital do Azerbaijão, por bicicleta, numa jornada de mais de 6600 km: Este é o objectivo de Jorge Cristóvão, um atleta português de 53 anos, que iniciou o desafio “Lisboa2Baku” em 10 de Abril, com o Apoio do Comité Olímpico Português (COP) e do Grupo BMW Portugal, como uma forma de honrar todos os atletas portugueses que irão competir na 1.ª Edição dos Jogos Europeus, que terão lugar em Junho, em Baku.

Este veterano do ciclismo chegará a Baku em 10 de Junho, Dia de “Portugal, de Camões, e das Comunidades Portuguesas”, para cumprir a importante missão de entregar a bandeira nacional a Baku para que a Equipa Olímpica Portuguesa possa carregá-la na Cerimónia de abertura dos Jogos Europeus, no dia 12 de Junho.

Para além de transportar a bandeira nacional de Lisboa para Baku, Jorge Cristóvão vai também levar mensagens de promoção da 1.ª Edição dos Jogos Europeus. O aventureiro ciclista transportará mensagens do Presidente do Comité Olímpico Português aos seus homólogos de diversos Comités Olímpicos Europeus nos locais por onde passará, incluindo o Presidente do Comité Olímpico Europeu, Patrick Hickley, quando passar por Roma.

Jorge Cristóvão visitará os Comités Olímpicos de Espanha, França, Itália, Mónaco, Grécia, Turquia, Geórgia e Aberbaijão. Entregará também uma carta do Presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, ao seu homólogo em Baku, Hajibala Abutalybov.

Esta jornada promete surpreender pelos diferentes desafios que possam ocorrer durante a viagem, nomeadamente ao longo das estradas nacionais dos diferentes países, mas também em alguns dos mais remotos lugares da Europa. Esta aventura pode ser seguida em tempo real no website www.lisboa2baku.com.

Ao longo dos 6600 km, Jorge Cristóvão vai espalhar o espírito Olímpico pela Europa e vai distribuir mensagens do Comité Olímpico Português aos seus pares em todos os diferentes países e cidades europeias por onde passará durante a sua viagem: Madrid, Mónaco, Roma, Tessalónica, Istambul, Tbilisi e Baku.

O Carteiro/Ciclista

Jorge Cristóvão 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail