Embaixada de Portugal na Turquia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

1.ª Cimeira Intergovernamental Portugal-Turquia

Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. Pedro Passos Coelho, recebeu, a 3 de março de 2015, em Lisboa, o Primeiro-Ministro da Turquia, Prof. Ahmet Davutoğlu, no contexto da realização da 1ª Cimeira Intergovernamental Portugal-Turquia. Recorde-se que foi a quarta vez, nos últimos seis anos, que Portugal recebeu a visita oficial do Primeiro-Ministro da Turquia.

A delegação turca à Cimeira Intergovernamental Portugal-Turquia, encabeçada pelo Primeiro-Ministro, integrou ainda o Vice-Primeiro Ministro responsável pela área económica, Ali Babacan, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Mevlüt Çavuşoğlu, o Ministro dos Assuntos Europeus, Volkan Bozkır, o Ministro da Educação Nacional, Nabi Avcı, o Ministro Finanças, Mehmet Şimşek, o Ministro da Defesa Nacional, Ismet Yılmaz, bem como altos funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Gabinete do Primeiro Ministro.

Nesta oportunidade, Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. Pedro Passos Coelho, relevou a grande expectativa com que Portugal, enquanto apoiante incondicional da causa europeia da Turquia, antecipa os resultados positivos das negociações de adesão da Turquia à UE. Da mesma forma, valorizou o “enorme e notável esforço humanitário” que a Turquia vem desenvolvendo no exemplar acolhimento de um elevadíssimo número de refugiados da Síria e do Iraque.

Agradecendo o apoio e solidariedade de Portugal, o Primeiro-Ministro da Turquia, Ahmet Davutoğlu, assinalou, por seu turno, que “Portugal tem surgido como um porta-voz da Turquia em Bruxelas, e parece ser o país que melhor entende a Turquia”.

Como iniciativas oficiais de relevo, à margem desta Cimeira, merecerão ser assinaladas as seguintes: 

  • S.Exa. o Vice-Primeiro-Ministro, Dr. Paulo Portas, ofereceu um almoço de trabalho em hora do seu Homólogo turco, no qual participaram, com expressiva adesão de ambos os lados, delegações empresariais de ambos os países. Na ocasião, o Dr. Paulo Portas salientou o expressivo aumento do volume comercial bilateral, que duplicou nos últimos cinco anos, bem como o contributo muito positivo que o mecanismo bilateral de diálogo, consubstanciado pela Joint Economic and Trade Commmission /JETCO vem prestando para o aumento do comércio bilateral e promoção de investimentos; seguiram-se encontros B2B entre empresas turcas e suas congéneres portuguesas.
  • Por sua parte, S.Exa. o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Rui Machete, manteve um encontro bilateral com o seu homólogo turco, durante o qual foram discutidos assuntos bilaterais e questões da agenda internacional.
  • Da igual forma, os Ministros da Defesa Nacional, Finanças, Educação e Assuntos Europeus, mantiveram encontros paralelos com os seus repetivos homologos portugueses, com quem discutiram assuntos de interesse comum. 

A encerrar os trabalhos desta Cimeira, foi adotada uma “Declaração Conjunta”, tendo ainda sido assinados os seguintes instrumentos jurídicos bilaterais:

Acordo Relativo à Proteção de InformaçãoClassificada; Memorando de Entendimento no domínio da Educação; Memorando de Entendimento entre a AICEP e o Conselho das Relações Externas da Turquia (DEIK); Protocolo de Cooperação entre a ASAE e a sua congénere turca (Direção-Geral da Alimentação e Controlo da Turquia – GDFC).

Antes do início da Cimeira, o Senhor Primeiro Ministro, Ahmet Davutoglu, foi recebido, em audiência de cortesia, por Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, Dr. Aníbal Cavaco Silva.

cavusoglu portekiz

cavusoglu portekiz galeri 2

cavusoglu portekiz galeri 3

davutoglu portugal jpg20150304004709

Photo 03 03 15 18 34 47

Photo 03 03 15 18 35 24

Photo 03 03 15 20 44 24

Photo 03 03 15 20 52 52 28129

Photo 03 03 15 20 54 14

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail