Embaixada de Portugal na Turquia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Maestro Cesário Costa com a Orquestra Sinfónica de Bilkent

O público de Ancara recebeu a actuação do Maestro Cesário Costa, que conduziu a Orquestra Sinfónica de Bilkent.  O evento teve o apoio da Embaixada de Portugal e realizou-se no passado dia 19 de Novembro. O evento teve lugar na Sala de Concertos de Bilkent, espaço central da capital turca, no que concerne à música erudita. Ouviu-se pela primeira vez em Ancara uma composição portuguesa – 'Abertura No. 3' por Joly Braga Santos. O programa prosseguiu com Chopin, "Concerto para Piano No. 2, Fá menor, Op. 21"; Fauré, "'Pelléas e Mélisande', Suite para Orquestra, Op. 80"; Grieg, "Suite Lírica, Op. 54". Ao piano esteve o solista turco, de grande prestígio, Mühiddin Dürrüoglu.

Cesário Costa (n. 1970) tem vindo a distinguir-se como um dos mais activos maestros portugueses da sua geração.  O seu repertório estende-se do barroco ao contemporâneo, incluindo mais de oitenta obras em estreia absoluta. Trabalhou com solistas como António Meneses, António Rosado, Branford Marsalis, Boris Berezovky, David Russel, Elisabete Matos, Gerardo Ribeiro, Mário Laginha, Ute Lemper, entre outros solistas, e trabalhou com encenadores como Luís Miguel Cintra e Terry Jones. É maestro titular da OrchestrUtopica e Principal Maestro Convidado da Orquestra do Algarve. Desde Dezembro de 2008 assumiu o lugar de Presidente da Metropolitana (Associação Música, Educação e Cultura) e de Director Artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Joly Braga Santos (1924-1988) A música de Joly Braga Santos pode ser vista principalmente como uma fusão dos vários estilos Europeus, particularmente da Europa Ocidental. Mas é o próprio quem diz: "Desde sempre entendi que tinha de criar o meu próprio estilo e a minha música devia ser o resultado dessa criação." A melodia era para ele a razão de ser da música. O musicólogo João de Freitas Branco, autor da obra de referência da história da música portuguesa, salientou a generosidade cultural do maior sinfonista português. "Ele é o inverso do artista que se dirige apenas a minorias privilegiadas. Ele queria que muitas pessoas viessem a usufruir da sua arte." Comunicar para ele era essencial.  Eleito pela UNESCO como um dos 10 melhores compositores da música contemporânea de então, Joly Braga Santos disse de si próprio, parafraseando Stravinsky, "Não me considero compositor, mas sim inventor de música."

Orquestra Sinfónica de Bilkent - Embaixadora da Boa Vontade UNICEF para a Turquia

A Orquestra Sinfónica de Bilkent foi fundada em 1993 como um projeto artístico original de Bilkent University. Desenvolvido pela Faculdade de Música e Artes Cénicas, a orquestra é composta por artistas e académicos turcos e de 12 outros países.  A Orquestra Sinfónica de Bilkent recebeu o prémio "Andante Magazines’ 2011 Donizetti Classical Music 'Orchestra of the Year'". A Orquestra é dirigida pelo Maestro Işin Metin – Professor Assistente do Departamento de Composição e Direção, Diretor da Faculdade de Música e Artes Cénicas da Universidade de Bilkent e Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra. Em Janeiro de 2011, o Maestro conduziu a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail