Embaixada de Portugal na Turquia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem da Embaixadora

Chegada, há já cerca de seis meses, a este belo país, pleno de História, berço de civilizações e lugar de tão sublimes paisagens, e tendo, em novembro passado, apresentado a Sua Excelência o Senhor Presidente da República da Turquia as Credenciais que me acreditam como Embaixadora de Portugal, chegou agora o momento de deixar aqui uma mensagem de boas vindas e muito apreço a todos os visitantes deste site, aos meus compatriotas, residentes e de passagem, pela Turquia, e a todos os amigos turcos, quer no quadro de entidades oficiais, quer no contexto da sociedade civil.

Para além da página no Facebook, esta plataforma pretende ser um espaço de conteúdos e de encontro regular. Pretenderia dela fazer um lugar de confabulação, de trocas de informação, de comentários e de sugestões, para que ainda melhor vos possamos servir.

Igualmente serão divulgadas informações relevantes de âmbito político bilateral e consular bem como notícias sobre a promoção do ensino da língua e da cultura portuguesas.

Da mesma forma, as oportunidades de investimento em Portugal, um país que muito empenho terá em acolher empresários e investidores turcos, conhecerão particular atenção na presente página. Aliás, a esse respeito a regularidade da Comissão Conjunta de Economia e Comércio (JETCO) é um bom exemplo do dinamismo da agenda comercial bilateral entre os nossos dois países.

A Embaixada de Portugal em Ancara traz Portugal à Turquia, mas também leva a Turquia a Portugal. O meu objetivo será o de incansavelmente trabalhar em prol do reforço dos laços de amizade entre os dois povos e os dois Estados, situados ambos nas extremidades do continente europeu: Portugal delimitando a Europa a ocidente, face ao Atlântico, e a Turquia demarcando-a a oriente, perante o mar de Marmara.

A cultura portuguesa, a nossa História, os lugares de sonho e a hospitalidade da nossa gente fizeram do nosso país um destino presente no mundo, interessante, único, privilegiado.

Continuaremos a trabalhar incessantemente para consolidar as relações entre Portugal e a Turquia, dois países amigos e aliados, que nutrem entre si sincera afeição e respeito.

Eu própria, e toda a equipa da Embaixada de Portugal na Turquia, em conjunto com a rede de Consulados Honorários (Istambul, Izmir e Antália) estaremos sempre à vossa disposição, trabalhando intensamente para, em conjunto, honrar Portugal, servir os portugueses e aprofundar o relacionamento bilateral com o Estado turco.

Visite-nos.

A Embaixadora de Portugal em Ancara,

Paula Leal da Silva