Bem-Vindo à Embaixada de Portugal em Ancara

Antes de viajar para a Turquia, consulte informações importantes da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas aqui.

 

Informações Importantes

COVID-19

06.04.2020

Mensagem à Comunidade Portuguesa Residente na Turquia

02.04.2020

Pandemia da COVID-19: Suspensão de agendamentos - Atualização

23.03.2020

No quadro das sucessivas medidas que o Governo português tem implementado no sentido de conter e mitigar a difusão do COVID-19 em território nacional, e sem prejuízo de ainda irem ser uniformizados e definidos com rigor contornos da medida, que se estimam ser conhecidos no início próxima semana, informa-se que todos os cidadãos nacionais e estrangeiros que entrem em território nacional deverão permanecer em isolamento profilático pelo período de 14 dias, a contar da data de entrada.

A presente medida aplicar-se-á à chegada a Portugal por qualquer fronteira terrestre, aérea ou marítima, proveniente do estrangeiro, independentemente da nacionalidade e do país de origem.

Esta medida deverá, repete-se, deverá, integrar algumas exceções que ainda não se conhecem mas que poderão integrar cidadãos em trânsito sempre e quando os mesmos se mantenham nas zonas internacionais dos aeroportos em Portugal e tenham garantido o direcionamento imediato para os seus países de nacionalidade.

23.03.2020

COVID-19: Voos disponíveis

21.03.2020

Operação TAP: 23 de março a 19 de abril

18.03.2020

Voos para fora e de fora da União Europeia suspensos a partir de 19 de março

18.03.2020

Pandemia da COVID-19: Suspensão de agendamentos

15.03.2020

Atendendo à propagação da pandemia da Covid-19 e às medidas restritivas à circulação de pessoas adotadas pelas autoridades turcas, nomeadamente o cancelamento de ligações áreas com vários países europeus, recomenda-se a todos os cidadãos nacionais que se encontrem temporariamente na Turquia que regressem – com a maior celeridade possível – aos seus locais de residência habitual.

Criação da Linha de Emergência COVID-19 do Ministério dos Negócios Estrangeiros


Com o objetivo de dar apoio aos portugueses que se encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro e necessitem de ajuda para regresso a Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) criou a linha de emergência COVID-19, serviço assente no endereço de e-mail (covid19@mne.pt) e na linha telefónica (+351 217 929 755). Esta linha de emergência para viajantes estará disponível em dias úteis, entre as 9h e as 17h, e, fora deste horário, será complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular (GEC) em funcionamento 24 horas por dia.
Com a presente decisão, o MNE coloca à disposição dos portugueses em viagem pelo mundo um serviço adicional, destinado sobretudo a prestar informações relativas ao regresso a território nacional no caso de ocorrerem dificuldades de circulação no país onde se encontrem.
A linha de emergência não servirá para o tratamento de outros assuntos de natureza consular tais como a emissão de cartões de cidadão, passaportes biométricos ou tratamento de pedidos de vistos, que seguem os seus canais próprios e regulares junto dos postos consulares.

 

visas

Dada a entrada em vigor do Regulamento (UE) 2019/1155, de 20 de junho de 2019, que altera o Código Comunitário de Vistos, serão cobradas novas taxas aquando da apresentação de pedidos de visto Schengen, conforme valores abaixo indicados:

  • Taxa normal: 80 EUR
  • Taxa reduzida (crianças dos 6 aos 12 anos): 40 EUR

Mais se informa que os valores acima referidos serão cobrados a todos os pedidos de visto Schengen apresentados a partir de 3 de fevereiro 2020.

 
Mais informação sobre vistos e outros assuntos consulares aqui.

Mais notíciasNotícias

Caros compatriotas,

 

A crescente propagação da pandemia da COVID-19 na Turquia, como em Portugal e no Mundo, trouxe profundas perturbações à vida quotidiana de cada um de nós, fruto das medidas de combate e de prevenção à doença que, muito justamente, têm vindo a ser adoptadas.

Neste momento difícil, que todos atravessamos, mostra-se cada vez mais importante a solidariedade entre os povos, entre os países e entre as pessoas. Em consequência a Embaixada e a Secção Consular de Portugal na Turquia segue com afetuosa atenção todas as situações relacionadas com membros da nossa comunidade e aconselha os portugueses residentes na Turquia a seguir, com pronta diligência e rigor, as instruções do governo turco, bem como as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Confrontamo-nos com tempos conturbados, que podem suscitar sentimentos de desalento e mesmo de desespero. É contudo da maior importância mantermo-nos unidos e serenos, compreendendo que também depende de nós, individual e coletivamente, a solução para debelar o presente flagelo.

A Embaixadora de Portugal, a Embaixada e a Secção Consular, bem como todos os funcionarios desejam aos nossos compatriotas, aquí residentes, votos sinceros de saúde.

 

TUDO VAI FICAR BEM!

Caros cidadãos portugueses,

Caros utentes,

Dados os recentes desenvolvimentos e a evolução da pandemia da COVID-19, a Seção Consular da Embaixada de Portugal em Ancara decidiu continuar a suspensão dos seus serviços até ao final do corrente mês de abril de 2020, altura em que as condições de normal funcionamento da Seção Consular serão reavaliadas.

Assim, todos os agendamentos previstos até essa data estão adiados. Novas datas serão atribuídas aquando da normalização dos serviços.

A título de exemplo, os serviços suspensos incluem:

  • Pedidos de visto;
  • Pedidos de cartão de identificação e passaporte;
  • Solicitações cariz notarial;
  • Solicitações da esfera do registro civil

A Seção Consular continuará, no entanto, a assegurar o apoio em caso de emergência consular, nomeadamente quando ocorra um furto, roubo ou extravio de documentos de identificação ou de viagem. Além disto, estará também disponível para responder a qualquer dúvida.

Em caso de emergência, queira por favor contactar-nos através do nosso telefone de emergência (+90) 532 605 13 57, bem como através do e-mail sconsular.ankara@mne.pt.

Recordamos ainda que os cidadãos afetados pela crise desencadeada pela referida pandemia da COVID-19 podem recorrer à linha de emergência COVID-19, criada com o objetivo de dar apoio aos portugueses que se encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro e necessitem de ajuda para regressar ao território nacional; este serviço está assente no endereço de e-mail (covid19@mne.pt) e na linha telefónica (+351 217 929 755).

A referida linha de emergência para viajantes estará disponível em dias úteis, entre as 09.00h e as 22.00h (hora portuguesa), e, fora deste horário, será complementada pela atividade do já conhecido Gabinete de Emergência Consular (GEC) – +351 217 929 714 / +351 961 706 472 – em funcionamento 24 horas por dia / 7 dias por semana.

Caros Cidadãos Portugueses,

No contexto da crise provocada pela propagação da pandemia da Covid-19, as autoridades turcas deliberaram que, a partir de dia 27 de março, apenas permanecerão abertas cinco rotas aéreas internacionais entre a Turquia e o resto do mundo, nenhuma delas contemplando Estados Membros da UE.

Face ao exposto, divulga-se infra uma tabela que compila a lista dos últimos voos disponíveis para o espaço Europeu. Salientamos que as informações fornecidas não são da responsabilidade desta Embaixada. As mesmas encontram-se nos sites das companhias áreas, onde deverá fazer a pesquisa e realizar as suas reservas. Ressalva-se também que - fruto do atual contexto - os voos em apreço podem ser sujeitos a cancelamento ou alteração de horário.

O Governo decidiu suspender os voos para fora e de fora da União Europeia no dia 19 de março, anunciou o Primeiro-Ministro António Costa.

Há, contudo, “duas exceções: os voos para os países extracomunitários onde há forte presença de comunidades portuguesas (Canadá, Estados Unidos, Venezuela e África do Sul), para garantir o princípio fundamental de estrita ligação com os nossos compatriotas da diáspora; e as ligações aéreas com todos os países de língua portuguesa, salvaguardando a especial ligação nesta situação de crise – no que diz respeito ao Brasil serão restringidas às rotas Lisboa-Rio de Janeiro e Lisboa-São Paulo”.

Caros cidadãos portugueses,

Caros utentes,

De modo a prevenir a propagação da pandemia da COVID-19, a Seção Consular da Embaixada de Portugal em Ancara suspendeu seus serviços durante as próximas duas semanas, até ao dia 1 de abril de 2020, data em que as condições de normal funcionamento da Seção Consular serão reavaliadas.

Assim, a partir de hoje – dia 18 de março – todos os agendamentos previstos estão adiados.

final

Depois do grande sucesso do espetáculo de Hozho em dezembro de 2019, o DJ e produtor português Hozho regressa a Ancara no dia 14 de março para uma nova apresentação. O evento terá lugar no espaço Pixel, importante casa de diversão noturna da capital turca.

Este espetáculo conta com o apoio da Embaixada de Portugal na Turquia.

Mais informações aqui.

Contactos

Embaixada-foto

Embaixada e Secção Consular

Kırlangıç Sokak, n.º 39 Gaziosmanpaşa (GOP), Çankaya

06700 Ankara 

 

 Embaixada

ankara@mne.pt

amboffice.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 41 01/09 


Secção Consular

sconsular.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 60 28/29

Ext. 16/Ext. 17/Ext. 23/Ext. 24/Ext. 25/Ext. 31

Fax: (+90) 312 437 38 44


Telefone de Emergência (24/7)

(+351) 217 929 714

Telemóvel de Emergência (24/7)

(+351) 96 170 64 72 ou (+90) 532 605 13 57 


Sugestões, elogios ou reclamações


Consulados Honorários

Antália

Istambul

Izmir

Azerbaijão (Baku)

Geórgia (Tbilisi)

Mais informação

Sugestões, elogios ou reclamações

Ligações úteis

logo oceanos

 

Logo DRE                                                                                Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

carreiras-internacionais 150x56             

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Delegação da União Europeia na Turquia