Embaixada de Portugal na Turquia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-Vindo à Embaixada de Portugal em Ancara

Antes de viajar para a Turquia, consulte informações importantes da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas aqui.
 

Informações importantes

Sobre vistos e outros assuntos consulares aqui.

Sobre CONCESSÃO DA NACIONALIDADE AOS DESCENDENTES DE JUDEUS SEFARDITAS PORTUGUESES

Conferência da rede parlamentar sobre Políticas para a Diáspora

Realizou-se na Assembleia da República, nos dias 7 e 8 de setembro, a Conferência da rede parlamentar sobre "Políticas para a Diáspora", uma organização conjunta do Parlamento Português e da Comissão das Migrações, dos Refugiados e dos Deslocados da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

O Diretor Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, em representação do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, participou na segunda sessão, com uma intervenção subordinada ao tema "Relações com os Países Hóspedes: Promoção do Diálogo Intercultural". O respetivo texto poderá ser lido aqui.

Apoio e Solidariedade para com as Vítimas dos Recentes Incêndios em Portugal

revita logo

O Governo português criou um fundo de âmbito social, denominado REVITA, com objetivo de gerir os donativos (em dinheiro, em espécie de bens móveis ou em serviços) entregues por todos os elementos das comunidades portuguesas no âmbito da solidariedade demonstrada, em estreita articulação com os municípios, com vista à sua aplicação integral na revitalização das áreas afetadas pelos incêndios, prioritariamente na reconstrução ou reabilitação de habitações e seu apetrechamento. 

Pretende-se, assim, contribuir para uma maior eficiência na gestão dos recursos alocados a este Fundo, na sua afetação aos que deles necessitam, promovendo um reforço da celeridade em todo o processo de revitalização das áreas afetadas.

Ler mais: Apoio e Solidariedade para...

II Encontro de Investidores da Diáspora - Viana do Castelo, 15 e 16 de dezembro de 2017

Decorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro próximo, em Viana do Castelo, o "II Encontro dos Investidores da Diáspora", iniciativa que dará seguimento e sequência ao evento do ano passado, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Sintra.

À semelhança do I Encontro, o evento este ano decorrerá por iniciativa e impulso do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro, cabendo a respetiva organização ao Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e ao Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, em conjugação com o Município de Viana do Castelo.

Mais informaçao poderá ser consultada aqui.

Aceda aqui à Carta Convite de S. Exa. o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Alterações ao Regulamento da Nacionalidade

Entraram em vigor no dia 3 de julho as alterações ao regulamento da nacionalidade, introduzindo melhorias no seu processo de atribuição e tornando-o mais justo e célere para o requerente.

Mais informações aqui.

1 de julho de 2017 - 150.º Aniversário da Abolição da Pena de Morte em Portugal

Portugal foi um país pioneiro no que respeita à abolição da pena de morte, tema que representa uma das prioridades da sua política externa de direitos humanos.

A pena capital viola o direito à vida, consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, não sendo compatível com a dignidade humana.

A pena de morte é também uma punição irreversível e com um efeito dissuasor questionável, pelo que Portugal se opõe à sua aplicação em quaisquer circunstâncias e em todos os casos, exortando todos os Estados que ainda não o tenham feito a por um fim a esta prática.

Ler mais: 1 de julho de 2017 - 150.º...

Estatuto da Empresa Promotora da Língua Portuguesa

Foi publicado o decreto regulamentar que estabelece o regime jurídico do estatuto da empresa promotora da língua portuguesa (DR 3/2017, de 28 de abril).

Associando a promoção da língua portuguesa aos processos de internacionalização das empresas, que podem tirar partido da associação das respetivas marcas e produtos ao valor pluridimensional e global da língua Portuguesa, este instrumento permite atribuir o estatuto de “empresa promotora da língua portuguesa” a qualquer empresa que realize uma contribuição pecuniária destinada à promoção da língua portuguesa, clarificando o enquadramento fiscal aplicável a estas contribuições, que corresponderão a donativos para efeitos da aplicação dos benefícios fiscais relativos ao mecenato.

Leia aqui o DR 3/2017, de 28 de abril.

Contactos

Embaixada-foto

Embaixada e Secção Consular

Kırlangıç Sokak, n.º 39 Gaziosmanpaşa (GOP), Çankaya 

06700 Ankara 


 Embaixada

ankara@mne.pt

amboffice.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 41 09 


Secção Consular

sconsular.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 60 28/29 


Telefone de Emergência (24/7)

(+351) 217 929 714

Telemóvel de Emergência (24/7)

(+351) 96 170 64 72 ou (+90) 532 605 13 57 


Sugestões, elogios ou reclamações


Consulados Honorários

Antália

Istambul

Izmir

Azerbaijão (Baku)

Geórgia (Tbilisi)

Mais informação

Sugestões, elogios ou reclamações

Ligações úteis

 

Logo DRE                                                                                Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

carreiras-internacionais 150x56             

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Delegação da União Europeia na Turquia