Embaixada de Portugal na Turquia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-Vindo à Embaixada de Portugal em Ancara

Antes de viajar para a Turquia, consulte informações importantes da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas aqui.
 

Informações importantes

Sobre vistos e outros assuntos consulares aqui.

Sobre CONCESSÃO DA NACIONALIDADE AOS DESCENDENTES DE JUDEUS SEFARDITAS PORTUGUESES

Passado e Presente - Lisboa, capital ibero-americana de Cultura de 2017

A cidade de Lisboa foi eleita pela União das Cidades Capitais Ibero-Americanas para ser, em 2017, a Capital Cultural deste universo tão diversificado em termos de geografia, clima, cidadãos, línguas, economias, tradições, práticas culturais, linguagens artísticas, imaginários, legados culturais, criadores e que, no conjunto de todas as cidades, reúne mais de 120 milhões de pessoas oriundas da Península Ibérica, das Américas do Sul Central, México e dos países das suas diásporas.

Lisboa, hospitaleira e luminosa - atributos internacionalmente reconhecidos - será, ainda mais, um lugar de encontro, uma plataforma de convivialidade e de visibilidade de múltiplas formas de expressão e de outras tantas formas de receção. Não se confinará, contudo, à condição de lugar de chegadas e de partidas, como o anuncia a expressão Passado e Presente que antecede a designação Lisboa Capital Ibero-Americana de Cultura.

Em Lisboa poder-se-ão ver traços, rotas, testemunhos do Passado, nem sempre grandioso, nem sempre heróico. As narrativas das passagens e das presenças dos afrodescendentes transportados para as Américas serão reveladas através dos objetos que aqui foram deixados, vocábulos, topónimos; o mesmo se fará relativamente à presença dos latino-americanos migrantes dos dois lados do Atlântico, em trânsito conforme a maior ou menor adversidade das circunstâncias de um ou outro lado do Atlântico. Serão assim resgatadas, através de muitas atividades, as vidas, as expectativas e, naturalmente, as desilusões de quem aqui passou, parou ou aqui se estabeleceu. Em Lisboa se fará a História do que foi a invenção do Paraíso, os americanos Países de Futuro.

E ao Presente dedicaremos exposições, concertos, lições, cinemas, oriundos de cidades que, muitas vezes, entre si, distarão milhares de quilómetros, com cidadãos que, falando - como línguas da comunidade- o português e o castelhano, utilizam outras línguas maternais ou de adoção, articulando pronúncias diversas, do galego ao guarani. No Presente celebraremos a festividade conjugada com a criatividade e com a reflexão crítica, nem sempre consensual, decerto.

Na programação de Passado e Presente Lisboa Capital Ibero-Americana de Cultura, 2017 estão envolvidos mais de quarenta equipamentos culturais entre os quais os que dependem da Câmara Municipal de Lisboa e do Ministério da Cultura, a que se associaram outros de organizações culturais que responderam, com entusiasmo, à proposta da CML de se envolverem com projetos próprios tendo como referência a Carta Programática de Lisboa.

A programação contará com mais de centena e meia de atividades e nelas participarão centenas de artistas, produtores, professores, divulgadores, para, em conjunto com os lisboetas, construírem a Cidade Cultural.

Mais informação aqui: http://www.lisboacapitaliberoamericana.pt/

UniversitiesPortugal.com - Universidades portuguesas lançam plataforma de divulgação e reforçam ações de promoção internacional

“Gostava de ter uma experiência de ensino superior internacional e juntar-se a comunidade cada vez maior de pessoas que se valorizam com estudos superiores no estrangeiro? Já decidiu que quer, mas ainda não decidiu que país escolher? Neste website, encontrará razões para ter essa experiência de estudos superiores no estrangeiro e para escolher Portugal. Aqui encontrará também informações sobre 15 universidades, incluindo todas as universidades públicas e a Universidade Católica Portuguesa.”

– in Apresentação, www.universitiesportugal.com.

No âmbito do projeto UniversitiesPortugal.com, financiado pelo COMPETE 2020, as universidades membros do CRUP – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, dando corpo ao seu esforço de atração de estudantes internacionais, lançaram recentemente o website www.universitiesportugal.com, que se pretende afirmar como a porta de entrada para todos os que considerem Portugal uma opção para o seu destino de estudos universitários, dando aos utilizadores um conjunto de informações sobre as universidades e os seus cursos, e sobre a vida em Portugal.

A mobilidade de estudantes de ensino superior é uma tendência global (a OCDE estima que o número de estudantes internacionais crescerá de 4.5 milhões em 2012 para cerca de 8 milhões em 2025) e Portugal e as suas universidades têm todas as condições para se afirmarem a nível global. Conscientes do elevado grau de desenvolvimento e experiência que vários países concorrentes já atingiram, o projeto "UniversitiesPortugal.com" permitirá às universidades portuguesas aumentar a sua influência, afirmar a sua qualidade, ganhar experiência e importar as melhores práticas para a estratégia de promoção internacional do ensino superior português.

Musicorba em Ancara - 22 de março

PSF 18 4HandPiano 1

Musicorba é um projeto musical dos pianistas Ricardo Vieira (Portugal) e Tomohiro Hatta (Japão), ambos residentes em Paris, França.

No dia 22 de março estarão em Ancara, para um "concerto a quatro mãos" no salão A do Centro Cultural e de Congressos da Universidade METU (ODTÜ), às 20.00 horas. 

AVISO - Cadernos de Recenseamento Eleitoral

A Embaixada de Portugal em Ancara informa que os cadernos de recenseamento eleitoral se encontram disponíveis para consulta pública, na respetiva Secção Consular, assim como nas instalações do Consulado Honorário em Istambul, no decurso do corrente mês de Março, durante o horário de atendimento ao público.

Os eleitores poderão assim confirmar os seus dados pessoais, designadamente a morada, bem como as suas opções relativamente às eleições em que pretendem participar e, em conformidade, apresentar a sua reclamação se tal se justificar.

Teresa Salgueiro em Ancara - 5 de março

Teresa Salgueiro estará em Ancara, no próximo dia 5 de março, para um concerto na sala de espetáculos MEB Şura, às 20.30 horas.

O seu concerto inaugurará o Festival de Músicas do Mundo de Ancara.

16601598 1370332349700580 514037901855864463 o

 

Maestro Paulo Lourenço em Ancara para concerto

COKSESLI 18 SUBAT 2017 AFIS

A Embaixada de Portugal tem a honra de informar que, no próximo dia 18 de fevereiro, sábado, o Maestro Paulo Lourenço dirigirá o Coro Nacional da Turquia. O concerto terá lugar nas instalações da Orquestra Presidencial da Turquia (CSO Salonu), em Ancara, pelas 20.00.

Para mais informações consulte: http://www.cokseslikoro.gov.tr/

Contactos

Embaixada-foto

Embaixada e Secção Consular

Kırlangıç Sokak, n.º 39 Gaziosmanpaşa (GOP), Çankaya 

06700 Ankara 


 Embaixada

ankara@mne.pt

amboffice.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 41 09 


Secção Consular

sconsular.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 60 28/29 


Telefone de Emergência (24/7)

(+351) 707 20 2000

Telemóvel de Emergência (24/7)

(+351) 96 170 64 72 ou (+90) 532 605 13 57 


Sugestões, elogios ou reclamações


Consulados Honorários

Antália

Istambul

Izmir

Azerbaijão (Baku)

Geórgia (Tbilisi)

Mais informação

Sugestões, elogios ou reclamações

Ligações úteis

 

Logo DRE                                                                                Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

carreiras-internacionais 150x56             

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Delegação da União Europeia na Turquia