Embaixada de Portugal na Turquia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-Vindo à Embaixada de Portugal em Ancara

Antes de viajar para a Turquia, consulte informações importantes da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas aqui.
 

Informações importantes

Sobre vistos e outros assuntos consulares aqui.

Sobre CONCESSÃO DA NACIONALIDADE AOS DESCENDENTES DE JUDEUS SEFARDITAS PORTUGUESES

Prémio Calouste Gulbenkian Direitos Humanos 2017

Encontram-se abertas, até ao próximo dia 31 de maio, as candidaturas ao Prémio Calouste Gulbenkian Direitos Humanos, edição de 2017.

O Prémio Calouste Gulbenkian Direitos Humanos visa premiar pessoas individuais ou coletivas sem fins lucrativos que se distinguem internacionalmente, em especial na temática dos refugiados.

O júri será presidido pelo Doutor Jorge Sampaio.

Toda a informação poderá ser consultada no website da Fundação Calouste Gulbenkian, onde se encontra o regulamento, informação sobre edições anteriores, bem como o formulário on-line onde devem ser feitas as nomeações:

https://gulbenkian.pt/iniciativas/premios/premios-gulbenkian/

Evento "Uma Casa Portuguesa" em Istambul - de 27 de abril a 6 de maio

O evento "Uma Casa Portuguesa", promovido pela Embaixada de Portugal em Ancara, AICEP E Camões IP, contando com a determinante colaboração do Hotel St. Regis, decorrerá em Istambul, de 27 de abril a 6 de maio, no referido Hotel.

Trata-se de uma iniciativa que visa transportar o nosso país para a Turquia, patenteando produtos portugueses, fado, cultura, gastronomia, design, mobiliário, luminária e recriando atmosferas e charmes de Portugal. Também será reconstituída uma casa de fados, de uma Lisboa boémia e plena de tradições, onde a artista Ana Lains nos encantará com a nostalgia da nossa canção. E todas as noites, com exceção dos Domingos, serão servidos jantares de culinária portuguesa, que nos trarão os aromas e sabores subtis da gastronomia nacional.

Venham visitar-nos!

Filme português "O Ornitólogo" venceu o Festival Internacional de Cinema de Istambul

O filme português "O Ornitólogo", realizado por João Rodrigues, foi galardoado com o prestigiado prémio de Melhor Filme, "Tulipa de Ouro", no Festival Internacional de Cinema de Istambul, organizado pela Fundação para as Artes e Cultura de Istambul (IKSV).

Trata-se de uma enorme honra para o cinema português, e para a cultura nacional, cumprindo notar que o Festival cumpriu a sua 36.ª edição, sendo o mais antigo e importante da Turquia.

Para além deste filme, o cartaz do certame integrou, ainda, cinco outras produções portuguesas: "No Quarto de Vanda", de Pedro Costa; "Porto", do brasileiro Gabe Klinger; "A Morte de Luís XIV", do espanhol Albert Serra; "E Agora? Lembra-me", de Joaquim Pinto; "A Arte da Sobrevivencia para Principiantes", do turco Burak Serbest, este último constituindo a primeira co-produção luso-turca de que há registo, na área do cinema.

Aplicação Camões E-Learning

No passado dia 7, em sessão presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros – e que contou também com a presença da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação – foi apresentada a plataforma App Camões E-Learning.

A App Camões E-Learning, sendo uma medida do Programa SIMPLEX+ , constitui a primeira solução móvel para ensino à distância, a partir da nova plataforma digital do Camões, I.P. A nova oferta compreende cursos de Português Língua Estrangeira (5 níveis), em regime de autoaprendizagem ou de tutoria (Básica e Premium), concretizando-se, assim, numa oferta global de 15 cursos de Português Língua Estrangeira.

Mais se informa que, para cada um dos níveis, se disponibilizam as seguintes modalidades, em cursos de 12 semanas:

Autoaprendizagem – orientada para o desenvolvimento da compreensão oral e escrita, assente na interação com os conteúdos autocorretivos dos cursos, sem intervenção ao nível de tutoria;

Básica – permite o desenvolvimento das 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita); além da possibilidade de interação com os conteúdos expositivos e autocorretivos dos cursos, são disponibilizadas 6 interações orais de 30 minutos, com tutor, realizadas em grupo (pares), e a correção de 6 produções escritas;

Premium – permite o desenvolvimento das 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita); além da possibilidade de interação com os conteúdos expositivos e autocorretivos dos cursos, são disponibilizadas 12 interações de 30 minutos, com tutor, realizadas de forma individualizada.

As inscrições realizam-se através de formulário disponível no Portal Camões, IP e o regulamento dos cursos pode ser consultado em: http://www.instituto-camoes.pt/images/lingua_cultura/reg_epd_pt.pdf

A App Camões E-Learning, disponível para telemóveis iPhone e Android, permite o estudo do português, em qualquer parte do mundo e a qualquer momento, promovendo, assim, a internacionalização da Língua Portuguesa e a sua notoriedade.

A aplicação pode ser descarregada a partir dos seguintes endereços:

Google Play - https://goo.gl/nWy3a0

Apple Store - https://goo.gl/BOqEAe

Contactos

Embaixada-foto

Embaixada e Secção Consular

Kırlangıç Sokak, n.º 39 Gaziosmanpaşa (GOP), Çankaya 

06700 Ankara 


 Embaixada

ankara@mne.pt

amboffice.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 41 09 


Secção Consular

sconsular.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 60 28/29 


Telefone de Emergência (24/7)

(+351) 217 929 714

Telemóvel de Emergência (24/7)

(+351) 96 170 64 72 ou (+90) 532 605 13 57 


Sugestões, elogios ou reclamações


Consulados Honorários

Antália

Istambul

Izmir

Azerbaijão (Baku)

Geórgia (Tbilisi)

Mais informação

Sugestões, elogios ou reclamações

Ligações úteis

 

Logo DRE                                                                                Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

carreiras-internacionais 150x56             

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Delegação da União Europeia na Turquia