Embaixada de Portugal na Turquia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-Vindo à Embaixada de Portugal em Ancara

Antes de viajar para a Turquia, consulte informações importantes da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas aqui.
 

Informações importantes

Sobre vistos e outros assuntos consulares aqui.

Ruben Bettencourt no Festival Internacional de Guitarra de Istambul

O Festival Internacional de Guitarra de Istambul, que cumpre este ano a sua 6.ª edição entre os dias 20 e 24 de maio, conta pela primeira vez com uma presença portuguesa no seu cartaz, apoiada pela Embaixada de Portugal.

O guitarrista Ruben Bettencourt, que dispõe já de uma sólida carreira, tendo vencido 24 competições internacionais, sendo recordista português de prémios vencidos num só ano – 2012, 6 distinções –, apresentar-se-á, desta feita, em Istambul, no dia 23 de maio, na sala de concertos da Universidade Maltepe, entidade parceira da organização.

Para mais informações sobre o festival, consulte:

http://istanbulguitarfestival.com/370-2/http://film.iksv.org/en/sponsors

Pode saber mais sobre Ruben Bettencourt aqui.

Consulta do Caderno Eleitoral

Caros Cidadãos Portugueses,

Nos termos do art.º 56.º da Lei n.º 47/2018 de 13 de agosto, relativa ao regime jurídico do recenseamento eleitoral, informa-se que se encontra disponível para consulta, na Secção Consular da Embaixada de Portugal em Ancara e no Consulado Honorário de Portugal em Istambul, o caderno eleitoral contendo o elenco dos cidadãos eleitores recenseados em Ancara.

 

A Comissão Recenseadora

“Chuva e Cantoria na Aldeia dos Mortos” no Festival Internacional de Cinema de Istambul

cartaz fest cinema IST 2019

Entre os dias 5 e 16 de abril, decorrerá, em Istambul, a 38ª edição doFestival Internacional de Cinema de Istanbul, organizado pela Fundação para a Cultura e Arte de Istambul (IKSV).

A participação portuguesa no festival, conta com o apoio da Embaixada de Portugal em Ancara.

O filme “Chuva e Cantoria na Aldeia dos Mortos”, realizado por João Salaviza e Renée Nader Messora, que em 2018 foi distinguindo em Cannes com o Prémio Especial do Juri “Un certain regard”, e em vários outros festivais internacionais, será agora exibido em Istambul, nos dias 7, 8 e 15 de abril.

O filme apresenta-se a concurso na secção “Young Masters” deste festival, que em 2017 premiou “O Ornitólogo”, de João Pedro Rodrigues, com o seu mais importante prémio – Túlipa de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro.

Para mais informações consultar:

http://film.iksv.org/en/the-38th-istanbul-film-festival-2019/the-dead-and-the-others

http://film.iksv.org/en/sponsors

Consulte aqui o catálogo completo deste festival

Bailarino e Coreógrafo Francisco Camacho em Istambul

 

cak poster dança fevereiro 3

 

Francisco Camacho, bailarino e coreógrafo português, vai apresentar um espetáculo de dança contemporânea em Istambul intitulado "E Pur Si Muove", amanhã, dia 23, às 20:30, no Centro de Dança Contemporânea MSGSÜ.

No dia 24, proferirá uma palestra sobre dança contemporânea em Portugal, no Estúdio Çıplak Ayaklar, também em Istambul.

AVISO - Eleições

No ano de 2019 terão lugar as eleições para o Parlamento Europeu e para a Assembleia da República.

Em resposta aos anseios de participação na vida política portuguesa, amplamente manifestados pelas comunidades portuguesa no estrangeiro, foi simplificada a inscrição no recenseamento eleitoral, sendo agora automaticamente promovida de acordo com a morada indicada no Cartão de Cidadão, em condições de igualdade com os portugueses residentes em território nacional.

O cidadão eleitor pode consultar o portal do recenseamento eleitoral, www.recenseamento.mai.gov.pt, ou ainda a comissão recenseadora (Posto ou Secção Consular, no estrangeiro) da área de residência indicada no seu cartão de cidadão.

Em alternativa poderá verificar o local de voto enviando um SMS para o número 3838 (caso tenha um telemóvel português), escrevendo a seguinte mensagem:

RE <espaço> nº de Identificação civil sem check digit <espaço> data de nascimento AAAAMMDD

Exemplo: RE 1444880 19531007 e marque 3838.

Informação adicional:

  • Se verificar algum erro ou omissão na informação relativa ao seu recenseamento deverá comunicá-lo à sua Comissão Recenseadora respetiva/posto ou seção consular ou à administração eleitoral (A.E.) através de correio eletrónico para recenseamento@sg.mai.gov.pt ou, por via postal, para Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015, Lisboa, Portugal.

  • Na eleição para a Assembleia da República tem a possibilidade de votar por via postal e, agora, também presencialmente junto do seu posto ou secção consular. A opção pelo voto presencial deve ser comunicada pessoal e presencialmente à sua comissão recenseadora (posto ou secção consular) até à data da marcação da eleição.

  • Os cidadãos portugueses inscritos no estrangeiro poderão, a qualquer momento, solicitar o cancelamento da sua inscrição no recenseamento eleitoral, junto do seu posto de recenseamento, salvo se o mesmo estiver suspenso em virtude da realização de um ato eleitoral, o que ocorrerá dentro dos 60 dias antes da respetiva data.

  • Caso tenha sido notificado pela administração eleitoral (A.E.), informando-o do seu recenseamento no estrangeiro (RE), e não pretenda ficar recenseado, pode devolver, por via postal, a referida notificação, devidamente assinada no campo disponibilizado para o efeito. O RE é voluntário.

  • Os eleitores recenseados no território nacional, que se encontrem deslocados no estrangeiro, podem votar antecipadamente, conquanto se enquadrem numa das seguintes condições:

  1. Por inerência de funções públicas;

  2. Por inerência de funções privadas;

  3. Quando deslocados no estrangeiro em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública;

  4. Estudantes, investigadores, docentes e bolseiros de investigação deslocados no estrangeiro em instituições de ensino superior, unidades de investigação ou equiparadas reconhecidas pelo ministério competente;

  5. Doentes em tratamento no estrangeiro;

  6. Que vivam ou que acompanhem os eleitores mencionados nas alíneas anteriores.

O direito de voto dos eleitores que preencham uma das referidas condições será exercido junto das representações diplomáticas, consulares ou nas delegações externas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre o 12º e o 10º dias anteriores ao dia da eleição.

Comissão Nacional para os Direitos Humanos - Plano de Atividades para 2019

Já se encontra disponivel, em português e inglês, o Plano de Atividades para 2019 da Comissão Nacional para os Direitos Humanos (CNDH).

O Plano de Atividades tem por objetivo planificar e conferir uma visão estratégica dos trabalhos da CNDH para o ano de 2019, assegurar uma maior qualidade e eficácia ao trabalho da Comissão, e o cumprimento, por Portugal, das obrigações assumidas internacionalmente em matéria de direitos humanos.

O Plano de Atividades pode ser consultado aqui.

Mais informações sobre o trabalho da CNDH aqui.

Cursos de Formação à distância do Camões, I.P. - Candidaturas até 13 de fevereiro

Camões – Instituto da Cooperação e da Língua:

Candidaturas abertas: Cursos à distância | 2.º Semestre (2018-2019)

Decorre, até 13 de fevereiro, inclusive, o período de candidaturas aos cursos à distância do Centro Virtual Camões para o 2.º semestre 2018/19.

Os cursos em causa abarcam as áreas da Cultura; Ensino; Português para Estrangeiros; Português para fins específicos; Tradução e Interpretação; Cooperação para o Desenvolvimento. Destacam-se novos cursos: Português para Hotelaria; Cinema e Vídeo - Desconstruções Pedagógicas.

Consulte informação mais detalhada aqui.

Contactos

Embaixada-foto

Embaixada e Secção Consular

Kırlangıç Sokak, n.º 39 Gaziosmanpaşa (GOP), Çankaya 

06700 Ankara 


 Embaixada

ankara@mne.pt

amboffice.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 41 01/09 


Secção Consular

sconsular.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 60 28/29 - Ext. 16/Ext. 17/Ext. 23

Telef.: (+90) 312 405 41 01/09 - Ext. 12/Ext. 15


Telefone de Emergência (24/7)

(+351) 217 929 714

Telemóvel de Emergência (24/7)

(+351) 96 170 64 72 ou (+90) 532 605 13 57 


Sugestões, elogios ou reclamações


Consulados Honorários

Antália

Istambul

Izmir

Azerbaijão (Baku)

Geórgia (Tbilisi)

Mais informação

Sugestões, elogios ou reclamações

Ligações úteis

 

Logo DRE                                                                                Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

carreiras-internacionais 150x56             

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Delegação da União Europeia na Turquia