Embaixada de Portugal na Turquia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-Vindo à Embaixada de Portugal em Ancara

Antes de viajar para a Turquia, consulte informações importantes da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas aqui.
 

Informações importantes

Sobre vistos e outros assuntos consulares aqui.

Sobre CONCESSÃO DA NACIONALIDADE AOS DESCENDENTES DE JUDEUS SEFARDITAS PORTUGUESES

LUTO NACIONAL PELO FALECIMENTO DE MÁRIO SOARES

Mario soares

O Conselho de Ministros decretou três dias de luto nacional pelo falecimento de Mário Soares e funeral com honras de Estado.

«Mário Soares é uma das grandes figuras da história portuguesa do século XX e do início do século XXI, e fundador do nosso regime democrático.

Pelos cargos cimeiros que ocupou no Estado e pelas decisões de largo alcance que tomou para o País, foi o protagonista político do nosso tempo e aquele que mais configurou a democracia portuguesa nas suas opções fundadoras. Desde muito jovem e durante uma longa vida, combateu pela liberdade, quer na resistência à ditadura do Estado Novo, que lhe custou a prisão, a deportação e o exílio, quer na luta pela consolidação da democracia constitucional. Foi também Mário Soares o principal responsável pela adesão de Portugal à Comunidade Europeia, tendo sido o grande impulsionador da abertura do país à Europa e ao Mundo.

Mário Soares está assim indelevelmente ligado à história contemporânea de Portugal e à transformação, abertura e modernização da sociedade portuguesa. Foi o primeiro ministro dos Negócios Estrangeiros da Revolução. Foi o primeiro Primeiro-Ministro da República democrática saída do 25 de abril de 1974. Foi o primeiro Presidente da República civil.

Detentor de um reconhecimento internacional reiterado por distinções e prémios relevantes, Mário Soares manteve, ao longo de muitas décadas e mesmo fora do exercício de cargos políticos, uma presença ativa e interveniente na vida cívica, política, social e cultural, pensando, escrevendo e agindo em nome da sua convicção constante na liberdade, na democracia e no progresso social.

A República Portuguesa é-lhe, por tudo isto, devedora da sua longa e incondicional dedicação à causa pública e do seu exemplar contributo para o prestígio de Portugal.»

Mensagem de condolências - Izmir - 5 de janeiro de 2017

A Embaixada da República Portuguesa em Ancara manifesta a sua consternação e lamenta profundamente o atentado ocorrido ontem em Izmir, nas imediações de um dos tribunais da cidade, que provocou a morte de 2 pessoas e feriu, pelo menos, outras 7, reiterando o firme repúdio por toda e qualquer inaceitável, intolerável e a todos os títulos condenável, demonstração de terrorismo, de que são vitimas cidadãos inocentes.

Neste momento de dor e pesar, a Embaixada da República Portuguesa manifesta a sua solidariedade para com o povo e o Governo turco, expressando as suas mais sinceras condolências aos familiares das vítimas e desejando uma rápida recuperação de todos os feridos.

Mensagem de condolências - Istambul - 1 de janeiro de 2017

A Embaixada da República Portuguesa em Ancara manifesta a sua consternação e lamenta profundamente o atentado de dia 1 de janeiro, no clube "Reina", em Istambul, reiterando o firme repúdio por toda e qualquer inaceitável, intolerável e a todos os títulos condenável, demonstração de terrorismo, de que são vítimas cidadãos inocentes.

Neste momento de dor e pesar, a Embaixada da República Portuguesa manifesta a sua solidariedade para com o povo e o Governo da Turquia, expressando as suas mais sinceras condolências aos familiares das vítimas e desejando uma rápida recuperação de todos os feridos.

Atentado em Istambul 01-01-2017

Caros Cidadãos Portugueses,

Como certamente será do vosso conhecimento, hoje, dia 1 de Janeiro de 2017, cerca das 01:30, ocorreu um atentado terrorista em Istambul, na discoteca “Reina” em Ortaköy.

Aconselhamos a que evitem as zonas de maior aglomeração de pessoas e observem, rigorosa e sistematicamente, todas as indicações das autoridades locais.

Se porventura tiverem alguma notícia ou conhecimento do envolvimento de cidadãos portugueses nos acontecimentos, muito agradeceríamos que entrassem urgentemente em contacto com a Seção Consular da Embaixada de Portugal em Ancara, através das coordenadas seguintes:

sconsular.ankara@mne.pt

(+90) 312 405 60 28/29

Emergência:

(+351) 707 20 2000

(+351) 96 170 64 72

(+90) 532 605 13 57

No mais que pudermos ser-lhes, de alguma forma úteis, não hesitem em contactar-nos.

 Com os melhores cumprimentos,

 Embaixada de Portugal em Ancara

Secção Consular

Kirlangic Sokak no:39

GOP Ankara Turquia

Tel: 0312 405 6028/29

"Fado" nas rádios turcas (27 de dezembro de 2016)

Às 22h05 de hoje, a rádio "TRT Radyo-3 Dünya Kuşağı (FM 91.2 / FM 103.7)" vai apresentar um programa dedicado ao Fado, um dos mais tradicionais géneros musicais de Portugal.

****************************************************************************************

Subject: TRT RADYO-3 DÜNYADAN YEREL SESLER - PORTEKİZ

BUGÜN (27.12.2016 / SAAT 22:05) - TRT Radyo-3 Dünya Kuşağı (FM 91.2 / FM 103.7)

DÜNYADAN YEREL SESLER – PORTEKİZ

Merhaba Dünya Müziği severler, TRT Radyo 3 Dünya Kuşağında, Onur Metinel’in hazırladığı, Ankara radyosu yapımı olan Dünyadan Yerel Sesler’de yine sizlerle birlikteyiz.

Sami dillerinde güneşin battığı taraf anlamına gelen Avrupa kıtasındaki gezintimize devam ediyoruz. Kıta’nın en batısında yer alan Portekiz’e ayırdığımız bu bölümümüzde ülkenin önde gelen yerel müzisyenlerinden dinleyeceğimiz şarkılar için programımıza bir Portekiz atasözü ile başlıyoruz: “İnsanlar yaşadığı için değil, yaşamadıkları için yaşlanırlar.”

Portekiz müziği çeşitli tarzları barındırır. En tanınanı, genellikle Portekiz gitarı ile anılan ve Saudade yani özlem ve hasret duyma duygusuyla özdeşleşen, melankolik şehir müziği Fado’dur. Fado 19.yy da kaşif ya da denizci olan sevgililerini uzak yolculuklara uğurlayan kadınların ağzından söylense de o dönemler Portekiz kolonisi olan Brezilya’da Afrika ritimleri ile Avrupa tınılarını harmanlayan bir ağıtın adı olarak tanınmaktadır.Fado, uluslararası arenada Portekiz müziğinin en çok tanınan türü olup, latince “kader” anlamındaki “fatum” sözcüğünden gelmektedir. Genelde fado, İspanyol gitarı ve hafif dışa kavisli, üzerinde yuvarlak bir delik bulunan armut şeklinde kasası ve ikişerli düzenlenmiş, toplam on iki teli olan Portekiz gitarı eşliğinde söylenir.  

Fado’nun varlığı 1838’den itibaren belgelenmiştir. Her ne kadar yalnızlıktan, özlemden ve suya vuran teknelerden esinlenen denizcilerin şarkısı olarak tanımlayanların varlığına rağmen çok sayıda araştırmacı hâlâ kökenine ilişkin gizemi keşfedememişlerdir. Kimileri bu nostaljik ve derinlikli şarkıların yedi asır önce Arapların Lizbon’un San Jorge Kalesi’nde yaşadığı dönemde doğduğunu, fado’nun, günlük yaşamı yansıtması ve acılı ezgileri açısından Kuzey Afrika halk müziğine benzediğini ileri sürmekte; kimileri 17. yy.da büyük kentlerin varoşlarında doğduğunu kimileri ise daha öteye gidip bu şarkı türünü Müslümanlarla ilişkilendirmektedir.

Bu hafta dinleyeceğimiz şarkılar arasında Portekiz tarihinin en etkili halk müzisyenleri arasında yer alan Jose Alfonso, Saudades de Coimbra isimli şarkısıyla sizlerle.

Jose Alfonso, Saudades de Coimbra

https://www.youtube.com/watch?v=79i2OuIpZI8

Program Duyurularını Takip Etmek için Facebook Sayfamızı “Beğen”in

https://www.facebook.com/dunyadanyerelsesler/

Radyo frekansları:
88.2 İstanbul
91.2 Ankara
88.0 İzmir
91.1 Bursa
98.2 Adana
91.6 Antalya
95.8 Mersin
94.4 Eskişehir
89.4 Bodrum

Comunicado do Governo - Dia Internacional dos Direitos Humanos

"O dia 10 de dezembro é o dia internacional dos direitos humanos e assinala o aniversário da proclamação da Declaração Universal dos Direitos do Homem, adotada neste mesmo dia em 1948 na Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Elaborada no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, esta histórica Declaração reafirma a igualdade e dignidade de todos os seres humanos, fundada no reconhecimento de que todos nascemos livres e iguais em dignidade e dotados de um conjunto inalienável de direitos de caráter universal e não discriminatório. A unidade essencial entre direitos civis e políticos e direitos económicos, sociais e culturais, persiste, desde então, como vetor fundamental da conceção onusiana gizada na Declaração.

Em 1948, como hoje, as palavras do Preâmbulo da Declaração mantém inteira acuidade: o desconhecimento e desprezo dos direitos do Homem potenciam atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade. Palavras tanto mais urgentes no quadro de crises humanitárias recentes, provocadas pelo afluxo massivo de migrantes e refugiados de zonas delapidadas pela Guerra, catástrofes naturais e outras emergências humanitárias.

O advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, permanece como a mais alta inspiração do Homem Portugal elevou esta aspiração do Preâmbulo da Declaração a imperativo ético-jurídico, materializando em políticas concretas de promoção e proteção dos direitos humanos. Na esfera internacional, estes princípios continuam a orientar a política externa portuguesa e, muito particularmente, a nossa atividade enquanto membros do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (2015-2017)."

Para Portugal, a adoção, em 2015, no quadro das Nações Unidas, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, é entendida no sentido da consolidação desta as piração histórica de aquisição de um padrão comum de direitos humanos e desenvolvimento sustentável universalmente aplicável."

 

Contactos

Embaixada-foto

Embaixada e Secção Consular

Kırlangıç Sokak, n.º 39 Gaziosmanpaşa (GOP), Çankaya 

06700 Ankara 


 Embaixada

ankara@mne.pt

amboffice.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 41 09 


Secção Consular

sconsular.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 60 28/29 


Telefone de Emergência (24/7)

(+351) 707 20 2000

Telemóvel de Emergência (24/7)

(+351) 96 170 64 72 ou (+90) 532 605 13 57 


Sugestões, elogios ou reclamações


Consulados Honorários

Antália

Istambul

Izmir

Azerbaijão (Baku)

Geórgia (Tbilisi)

Mais informação

Sugestões, elogios ou reclamações

Ligações úteis

 

Logo DRE                                                                                Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

carreiras-internacionais 150x56             

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Delegação da União Europeia na Turquia