Bem-Vindo à Embaixada de Portugal em Ancara

Antes de viajar para a Turquia, consulte informações importantes da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas aqui.
 

Informações importantes

Sobre vistos e outros assuntos consulares aqui.

Mais notíciasNotícias

Leva-se ao conhecimento da Comunidade Portuguesa na área de jurisdição desta Missão, o “Guia Fiscal da Comunidade Portuguesa”, um documento de âmbito geral, com o objetivo de esclarecer dúvidas comuns aos concidadãos portugueses que residem no estrangeiro, em matéria de direito fiscal.

O documento poderá ser consultado no Portal das Finanças, estando também disponível no Portal das Comunidades Portuguesas.

No referido documento, encontram-se as seguintes informações :

  • Representação Fiscal;
  • Evitar a dupla tributação Internacional;
  • Tributação do património imobiliário em Portugal;
  • Tributação automóvel em Portugal;
  • Programa Regressar;
  • Regime dos Residentes não-habituais;
  • Outras informações, como meios de contactar a Autoridade Tributária e meios de pagamento de impostos a partir do estrangeiro.

No âmbito das comemorações do 25.º aniversário da Direção-Geral de Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, será lançada a iniciativa “Memórias da Emigração e das Comunidades Portuguesas”.

Esta iniciativa pretende a identificação, registo e patrimonialização de testemunhos orais, memórias, histórias e objetos sobre o papel e os percursos das Comunidades Portuguesas.

Dada a importância do envolvimento dos nossos concidadãos para o sucesso desta iniciativa e para a preservação da identidade de Portugal no Mundo, temos o gosto de informar que os interessados em participar e contribuir para a valorização do papel da Comunidade Portuguesa, poderão contactar a equipa do programa “Memória para Todos”, através:

   

Encontra instruções sobre o processo de voto por via postal aqui.

O “espécime” do boletim de voto do círculo eleitoral “Europa”, onde votam os eleitores recenseados nesta secção consular, pode ser consultado aqui.

Como posso recensear-me?

O recenseamento eleitoral é voluntário para os cidadãos nacionais residentes no estrangeiro.

A inscrição consular não gera a atualização do seu recenseamento eleitoral.

Por ocasião das eleições para a Assembleia da Região Autónoma da Madeira 2019, que terão lugar a 22 de Setembro, informa-se que decorrerá neste Consulado-Geral o voto antecipado no estrangeiro nos próximos dias 10, 11 e 12 de Setembro, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Nos termos do artigo 84º da Lei Orgânica n.º 1/2006 de 13 de Fevereiro, podem votar antecipadamente os seguintes eleitores recenseados na Região, quando deslocados no estrangeiro:

  1. Militares, agentes militarizados e civis integrados em operações de manutenção de paz, cooperação técnico-militar ou equiparadas;
  2. Médicos, enfermeiros e outros cidadãos integrados em missões humanitárias, como tal reconhecidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros;
  3. Investigadores e bolseiros em instituições universitárias ou equiparadas, como tal reconhecidas pelo ministério competente;
  4. Estudantes de escolas superiores, ao abrigo de programas de intercâmbio;

"É Hora de Voltar a Casa! O Seu País Apoia o Seu Regresso” 

 

Um apoio financeiro para os emigrantes ou familiares de emigrantes que venham trabalhar para Portugal

 

O Programa Regressar visa apoiar o regresso a Portugal de emigrantes ou seus descendentes para fazer face às necessidades de mão-de-obra que hoje se fazem sentir em vários setores da economia portuguesa, reforçando a criação de emprego, o pagamento de contribuições para a segurança social, o investimento e o combate ao envelhecimento demográfico.

As candidaturas aos apoios de índole não fiscal previstos no Programa Regressar, deverão ser realizadas através do portal online do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), disponível no seguinte endereço eletrónico: https://www.iefp.pt/apoio-ao-regresso-de-emigrantes

 

Informação adicional está também disponível em https://www.programaregressar.gov.pt/

Contactos

Embaixada-foto

Embaixada e Secção Consular

Kırlangıç Sokak, n.º 39 Gaziosmanpaşa (GOP), Çankaya

06700 Ankara 

 

 Embaixada

ankara@mne.pt

amboffice.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 41 01/09 


Secção Consular

sconsular.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 60 28/29

Ext. 16/Ext. 17/Ext. 23/Ext. 24/Ext. 25

Fax: (+90) 312 437 38 44


Telefone de Emergência (24/7)

(+351) 217 929 714

Telemóvel de Emergência (24/7)

(+351) 96 170 64 72 ou (+90) 532 605 13 57 


Sugestões, elogios ou reclamações


Consulados Honorários

Antália

Istambul

Izmir

Azerbaijão (Baku)

Geórgia (Tbilisi)

Mais informação

Sugestões, elogios ou reclamações

Ligações úteis

 

Logo DRE                                                                                Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

carreiras-internacionais 150x56             

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Delegação da União Europeia na Turquia