Bem-Vindo à Embaixada de Portugal em Ancara

Antes de viajar para a Turquia, consulte informações importantes da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas aqui.
 

Informações importantes

visas

 

Dada a entrada em vigor do Regulamento (UE) 2019/1155, de 20 de junho de 2019, que altera o Código Comunitário de Vistos, serão cobradas novas taxas aquando da apresentação de pedidos de visto Schengen, conforme valores abaixo indicados:

  • Taxa normal: 80 EUR
  • Taxa reduzida (crianças dos 6 aos 12 anos): 40 EUR

Mais se informa que os valores acima referidos serão cobrados a todos os pedidos de visto Schengen apresentados a partir de 3 de fevereiro 2020.

 
Mais informação sobre vistos e outros assuntos consulares aqui.

Mais notíciasNotícias

Já se encontra disponível, nas versões portuguesa e inglesa, o Plano de Atividades, para 2020, da Comissão Nacional para os Direitos Humanos (CNDH).

O Plano de Atividades tem por objetivo planificar e conferir uma visão estratégica dos trabalhos da CNDH, para o ano de 2020, assegurar uma maior qualidade e eficácia ao trabalho da Comissão, e o cumprimento, por Portugal, das obrigações assumidas internacionalmente, em matéria de direitos humanos.

O Plano de Atividades pode ser consultado aqui.

Estão abertas, até dia 12 de fevereiro, as candidaturas aos Cursos de formação à distância do Camões I.P.

Entre a oferta destacam-se os Cursos de Português para Estrangeiros, para além de um leque variado de escolhas nas áreas da Cultura, Educação, tradução e Interpretação, Cooperação para o desenvolvimento e Português para fins específicos

A informação completa sobre esta matéria está disponível aqui.

 

O Governo português lamenta profundamente a perda de vidas humanas e os danos materiais causados pelo terramoto registado ontem na região de Elazig, no Leste da Turquia.

Neste momento de grande consternação, o Governo português apresenta sentidas condolências ao Governo da Turquia e ao Povo turco, bem como aos familiares das vítimas, fazendo votos de rápida recuperação dos feridos. Portugal manifesta ainda, nesta hora difícil, o seu apoio às autoridades turcas, principalmente tendo em conta as difíceis operações de salvamento e busca que visam resgatar as pessoas que continuam presas nos escombros.

 

Publicação original na Página do Ministério dos Negócios Estrangeiros aqui.

ZAMBUJO janeiro

 

António Zambujo, um dos mais relevantes nomes do panorama musical português, estará em Istambul para um concerto no próximo dia 24 de janeiro. O artista sobe ao placo do IS Kuleleri Salonu, pelas 20.30, para um espetáculo que se antevê esgotado para a sua primeira apresentação na Turquia.

O concerto integra-se numa digressão internacional, com passagens por França, Reino Unido e Alemanha, dando António Zambujo a conhecer ao público europeu o seu talento inovador, com sonoridades clássicas, arrojadas e únicas, influenciadas por tendências marcadamente portuguesas, mas ainda assim universais, que vão do Fado ao Cante alentejano.

Para mais informações, consulte:

https://www.biletix.com/etkinlik/ZIEAC/ISTANBUL/tr

A Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro leva a efeito mais uma edição do Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro (39.ª Edição).

A presente iniciativa conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República e é destinada a jovens portugueses e luso-descendentes e a jovens PALOP, nas faixas etárias dos 12-15 anos (Escalão A) e dos 16-20 anos (Escalão B).

Os géneros a concurso são o conto e o relato de viagem.

O regulamento do concurso encontra-se disponível aqui.

exposição 15 de janeiro FADA Galery Bilkent University

 

O artista e curador português, Carlos Cabral Nunes, apresentará em Ancara, nas instalações da Galeria FADA da Universidade de Bilkent, a exposição individual “A Timeline for the Future – Stories of Tenderness, Love and Sorrow”.

Esta exposição é organizada pela Perve Galeria em colaboração com a Universidade de Bilkent.

Os trabalhos estarão patentes ao público entre os dias 15 e 24 de janeiro na Galeria FADA.

79021504 450936095606265 7530067423626526720 o

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tendo em vista facilitar a comunicação do cidadão eleitor, em particular o residente no estrangeiro, com a SGMAI – AE (Administração Eleitoral), foram alargados os canais de comunicação onde poderá expor as suas questões.

Terá também à sua disposição dois novos números de contacto de voz e sms:

Atendimento ao Eleitor: +351 21 394 71 01

SMS (apenas para obter informação sobre local de recenseamento)+351 96 217 1000 com RE espaço N.º BI ou Cartão de Cidadão espaço Data de Nascimento no formato AAAAMMDD

Página de Facebook do Portal do Eleitor, onde poderá encontrar informações importantes e detalhadas: https://www.facebook.com/portaldoeleitor.pt

Contactos

Embaixada-foto

Embaixada e Secção Consular

Kırlangıç Sokak, n.º 39 Gaziosmanpaşa (GOP), Çankaya

06700 Ankara 

 

 Embaixada

ankara@mne.pt

amboffice.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 41 01/09 


Secção Consular

sconsular.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 60 28/29

Ext. 16/Ext. 17/Ext. 23/Ext. 24/Ext. 25/Ext. 31

Fax: (+90) 312 437 38 44


Telefone de Emergência (24/7)

(+351) 217 929 714

Telemóvel de Emergência (24/7)

(+351) 96 170 64 72 ou (+90) 532 605 13 57 


Sugestões, elogios ou reclamações


Consulados Honorários

Antália

Istambul

Izmir

Azerbaijão (Baku)

Geórgia (Tbilisi)

Mais informação

Sugestões, elogios ou reclamações

Ligações úteis

logo oceanos

 

Logo DRE                                                                                Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

carreiras-internacionais 150x56             

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Delegação da União Europeia na Turquia