Embaixada de Portugal na Turquia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-Vindo à Embaixada de Portugal em Ancara

Antes de viajar para a Turquia, consulte informações importantes da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas aqui.
 

Informações importantes

Sobre vistos e outros assuntos consulares aqui.

Sobre CONCESSÃO DA NACIONALIDADE AOS DESCENDENTES DE JUDEUS SEFARDITAS PORTUGUESES

Portugal congratula-se com a eleição de António Vitorino para o cargo de Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações

O Governo Português congratula-se com a eleição de António Vitorino para o cargo de Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM). As eleições tiveram lugar hoje, 29 de junho de 2018, em Genebra, na Sessão Extraordinária do Conselho da OIM.

A candidatura de António Vitorino a este importante posto internacional demonstra a muito elevada relevância que Portugal atribui à temática e ao diálogo em matéria de migrações e à premente necessidade de serem encontradas soluções eficazes para os problemas migratórios no quadro internacional. A sua eleição traduz o justíssimo reconhecimento do indiscutível mérito e capacidades pessoais deste destacado cidadão e do seu notável percurso profissional, durante o qual estiveram sempre muito presentes os assuntos e processos relacionados com as migrações.

O Governo Português está plenamente seguro de que António Vitorino é a pessoa certa para conduzir a Organização Internacional para as Migrações neste difícil período e que a sua gestão valorizará a promoção da Paz e da segurança, a tolerância, o respeito pelos direitos Humanos e o Desenvolvimento Sustentável, que norteiam a política externa portuguesa.

Com a decisão hoje tomada, António Vitorino será chamado a desempenhar as suas funções no sistema de governação multilateral num posto fundamental na área das migrações e num contexto particularmente exigente, atentos os desafios globais que marcam a agenda internacional. A Organização Internacional para as Migrações encontra-se num momento crucial da sua história e será chamada a apoiar decisivamente a implementação do Pacto Global para as Migrações, cuja adoção terá lugar ainda este ano.

O Governo Português estende os seus cumprimentos aos dois outros candidatos a esta eleição, Laura Thompson, da Costa Rica, e Kenneth Isaacs, dos Estados Unidos da América, cujo empenho e postura construtiva ao longo dos últimos meses contribuíram para dignificar o multilateralismo e fortalecer o debate global sobre as migrações.

Poderá aceder ao comunicado aqui.

Reabilitação e Revitalização Urbana - Programa IFRRU 2020

ImagemIFRRU2020

O Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020) é o maior programa de incentivo de apoio à reabilitação urbana lançado em Portugal, com cerca de 1.400 milhões de euros de financiamento disponíveis para apoiar a reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos ou, em caso de idade inferior, que estejam em mau estado de conservação, situados em Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) de todos os centros urbanos no país (incluindo regiões autónomas).

Através deste instrumento financeiro, são concedidos empréstimos com melhores condições do que as oferecidas pelo mercado, nomeadamente com maturidades até 20 anos, períodos de carência que acompanham a realização do investimento (mais 6 meses) até um máximo de 4 anos, e taxas de juro muito baixas (cerca de metade) das praticadas no mercado, pois cerca de metade do valor do empréstimo é concedido com recursos públicos, com custo próximo do zero.

Os empréstimos estão disponíveis nos balcões de bancos selecionados por concurso público.

Os imóveis a reabilitar poderão destinar-se a qualquer uso, designadamente atividades económicas ou habitação (própria, para venda, para arrendamento, segunda habitação, etc.).

Informações mais detalhadas sobre o programa e os processos de candidatura, assim como o Guia do Beneficiário, estão disponíveis no Portal da Habitação.

Dia de Portugal e das Forças Armadas

10.06.2018 2

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, bem como das Forças Armadas Portuguesas, foi comemorado, em Ancara, a 10 de junho, no histórico e carismático hotel Divan Çukurhan.

Aos convidados, cujo número ascendeu a mais de 300 pessoas, nomeadamente membros da nossa estimada comunidade portuguesa na Turquia, foi oferecido um concerto de Fado, pelos músicos portugueses Liliana Macedo, Artur Caldeira, Daniel Paredes e, ainda, pela flautista turca Şefika Kutluer, que assim associou o som cristalino da flauta ao tom melancólico e poético da nossa Canção Nacional.

O evento contou com a presença de S. Exa o Senhor Vice-Ministro turco da Defesa, Şuay Alpay.

Programas "Aldeia Segura" e "Pessoas Seguras"

aldeia segura mai 800x270

 

O Ministério da Administração Interna está a promover uma campanha de sensibilização que consiste nos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

Estes programas visam prevenir e mitigar os efeitos dos incêndios rurais por via de ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, divulgação de medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais.

Mais informações aqui e aqui.

Dia de Portugal, e Camões e das Comunidades Portuguesas - Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - 2018

Caros concidadãos,

No dia 10 de junho comemora-se uma das datas mais emblemáticas da nossa identidade, com a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Tal como vem sucedendo, as cerimónias oficiais, com a presença dos senhores Presidente da República e Primeiro-ministro, vão ter epicentro em Portugal e no estrangeiro, repartindo-se pelos Açores e pelos Estados Unidos da América.

Ler mais: Dia de Portugal, e Camões e...

Fundação Bial: Apoio à Investigação Científica

bial newlogo

O programa de apoios financeiros à investigação científica da Fundação Bial, destina-se a apoiar projetos nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia.

O prazo limite para apresentação de candidaturas é o dia 31 de agosto de 2018 através da Plataforma de Gestão de Apoios da Fundação Bial (BF-GMS) disponível aqui.

Mais informações aqui.

Limpeza das Florestas

cartaz

O Ministério da Administração Interna, em articulação com o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, desenvolveu uma campanha que informa o público acerca das normas que regularão, a partir do ano corrente, a gestão da mata florestal, designadamente por parte dos proprietários privados.

Mais informações aqui.

 

Contactos

Embaixada-foto

Embaixada e Secção Consular

Kırlangıç Sokak, n.º 39 Gaziosmanpaşa (GOP), Çankaya 

06700 Ankara 


 Embaixada

ankara@mne.pt

amboffice.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 41 01/09 


Secção Consular

sconsular.ankara@mne.pt

Telef.: (+90) 312 405 60 28/29 - Ext. 16/Ext. 17/Ext. 23

Telef.: (+90) 312 405 41 01/09 - Ext. 12/Ext. 15


Telefone de Emergência (24/7)

(+351) 217 929 714

Telemóvel de Emergência (24/7)

(+351) 96 170 64 72 ou (+90) 532 605 13 57 


Sugestões, elogios ou reclamações


Consulados Honorários

Antália

Istambul

Izmir

Azerbaijão (Baku)

Geórgia (Tbilisi)

Mais informação

Sugestões, elogios ou reclamações

Ligações úteis

 

Logo DRE                                                                                Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

carreiras-internacionais 150x56             

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Delegação da União Europeia na Turquia